Agosto Laranja: Mês da conscientização sobre Esclerose Múltipla
O que é EM e quais são seus sinais e sintomas? Esclerose Múltipla ou EM é uma doença desmielinizante autoimune que acomete, sob forma de lesões, o Sistema Nervoso Central (SNC) e cujo sistema imunológico tem como alvo a mielina (importante estrutura dos neurônios relacionada com a propagação do impulso nervoso). Assim, a EM é uma das principais doenças desmielinizantes e também a segunda maior causa de incapacidade neurológica em jovens adultos, isso por que a mesma é comum em jovens entre 20-30 anos, e ainda mais comum em mulheres brancas com idade entre 35 e 50 anos. Quanto às causas dessa doença, atualmente sabe-se que a mesma trata-se de uma doença multifatorial, logo, acredita-se que a causa se dá por um fator genético que junto a um fator ambiental poderá levar ao desenvolvimento da esclerose múltipla em uma pessoa. Diversas pesquisas indicam que dentre esses fatores ambientais, observa-se uma relação entre infecção viral por herpes-vírus ou retrovírus e deficiência de...