Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2024

Depressão: entender para tratar

Imagem
  A neurofisiologia da depressão A depressão é uma patologia desencadeada através da interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais que culminam nos sintomas característicos como tristeza, ansiedade e falta de energia. As causas fisiológicas desse quadro patológico são bastante estudadas a fim de identificar possíveis alvos no desenvolvimento de novos tratamentos. A queda dos neurotransmissores na fenda sináptica é um fator frequentemente associado ao desenvolvimento da doença, visto que a serotonina, noradrenalina e a dopamina são importantes neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor. A diminuição da serotonina está relacionada com os sintomas de ansiedade e compulsividade,  a falta de noradrenalina leva o indivíduo a uma falta de energia e interesse pela vida enquanto a depleção de dopamina leva a redução da atenção e da motivação que culminam nos sintomas de tédio e fadiga. Estudos atuais demonstram que pacientes diagnosticados com depressão e/ou ansi...