Livro “A Arte de Esquecer. Cérebro, Memória e Esquecimento”

  Quer começar a ler livros sobre Neurociência e não sabe por onde começar? Não tem problema! A LAMD te ajuda com isso!

Hoje iremos falar sobre o livro “A Arte de Esquecer. Cérebro, Memória e Esquecimento” de Ivan Izquierdo. O autor foi um médico e cientista argentino naturalizado brasileiro, foi no Brasil que iniciou seus estudos sobre a neurobiologia da memória e do aprendizado, sendo um dos pioneiros na área. Ivan foi um dos primeiros a mostrar o papel fisiológico-comportamental da adrenalina, da dopamina, dos peptídeos opióides endógenos e da acetilcolina no processo de modulação, consolidação e evocação da memória.



Nesse livro o autor fala de uma parte importante da memória que não é muito lembrada: o processo de esquecer. O livro inicia com alguns conceitos básicos de neurociência, também explica os tipos de memória e um pouco sobre o processo de consolidação da memória, informações essenciais para compreender o restante do livro. A obra também cita importantes pesquisadores na área da neurociência, como Santiago Ramón y Cajal (considerado o pai da Neurociência) e Ivan Petrovich Pavlov (conhecido pelo seu trabalho com condicionamento clássico).

Após uma breve introdução, o livro adentra no tema principal com uma primeira pergunta “Por que nós esquecemos?”. Em uma resposta curta, Izquierdo afirma que provavelmente esquecemos porque os mecanismos que fabricam e recuperam as memórias são saturáveis, ou seja, não conseguimos lembrar de todos os mínimos detalhes de nossa vida.

Ao longo do livro compreendemos as áreas do cérebro responsáveis pela formação das memórias, a relação entre a formação de memórias e nosso estado emocional e, além disso, nos são apresentadas formas de praticar a memória, ou seja, por meio de alguns hábitos seria possível desenvolver uma melhor capacidade de memória. O esquecimento é um assunto amplamente abordado no livro, que fala sobre morte neuronal, falsificação de memórias, formas pelas quais as memórias são extintas e, também, sobre uma forma de perda de memórias não saudável: a amnésia.

Sem dúvidas esta obra é uma leitura obrigatória para aqueles que gostam de Neurociência, em poucas páginas Izquierdo nos conduz por uma viagem onde conhecemos mais sobre lembrar e sobre esquecer, nos permitindo aprender mais sobre essa área de estudo tão importante e interessante, a memória. Não poderia terminar esse post sem dizer que, somos aquilo que lembramos, mas, nas palavras do autor, “Somos também aquilo que decidimos esquecer”.

Para mais dicas de leituras e outros conteúdos sobre Neurociência, siga a gente no Instagram: @lamd_ufpr

Post criado por: Júlia Fernandes

Comentários